Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página

Olá! Antes de acessar seus resultados, participe da nossa
pesquisa de satisfação e concorra ao sorteio de um brinde!

SIM Não, ir direto para acesso ao resultado

Escolha o seu perfil de pesquisa e responda com toda sinceridade.
Queremos melhorar sempre!

Infantil Domiciliar Adulto Veterinário

Para nossa equipe, é fundamental que tenhamos seu cadastro completo e atualizado, com todas as informações que podem influenciar na realização de seus exames.
Clique aqui e atualize seu cadastro conosco!

Pesquisa. Qual o tipo de seu atendimento:

Infantil Domiciliar Adulto
Já fiz! Pular a pesquisa e ir direto para a Consulta On-line.
Clique Aqui

Notícias

Teste identifica sexo de aves através do DNA

12/11/2015

O nascimento de uma nova vida vem acompanhado da curiosidade de saber se trata de um menino ou menina, um macho ou uma fêmea. Em razão das características anatômicas, as aves dificultam essa identificação. Estima-se que metade das espécies desta classe de animais não apresenta qualquer diferença determinante para conhecer o gênero. As duas formas oferecidas pela ciência para discriminar o sexo são a laparoscopia exploratória e o exame de sexagem pelo DNA.

A opção pela sexagem através do DNA carrega as vantagens da rapidez, a possibilidade de se fazer em qualquer idade e o baixo custo. “O resultado tem 99,9% de confiabilidade, fica pronto em aproximadamente quatro dias e vem acompanhado de um certificado. Há ainda o benefício de poupar a ave do estresse por transporte e do risco de danos em procedimentos cirúrgicos, como a laparoscopia exploratória”, aponta a coordenadora do laboratório BúrigoVET, Karina Cancelier Praessler.

Amostras de penas, da casca de ovo ou de sangue podem ser utilizadas para extrair o DNA. “Coletar amostra de sangue muitas vezes é impossível, mas penas ou a casca do ovo possuem o mesmo nível de exatidão, com a vantagem de não machucar o animal”, explica Karina.

O teste de sexagem por DNA é realizado em Criciúma e região pelo Laboratório BúrigoVET. O maior volume de procura deste exame vem de donos de aves como bicudo, trinca-ferro, canário, papagaio, calopsita e arara. A avaliação também vale para outras espécies.

Mais informações

Mais informações podem ser encontradas em uma das Unidades de Atendimento do Grupo Búrigo ou entre em contato conosco pelo telefone (48) 3437-3131.